Sete tendências para o mercado e a tecnologia em 2019: Detox digital é uma delas

tecnologia e seus avanços exercem cada vez mais influência sobre a emoção e o comportamento das pessoas. Essa é uma das constatações do Relatório de Tendências da Ford (clique aqui para baixar o relatório, em inglês). Para 2019, o estudo encomendado pela empresa aponta que as pessoas buscarão mais equilíbrio entre vida digital e analógica. A pesquisa global realizada em 14 países – incluindo o Brasil – aponta os sete principais pontos dessa transformação.

“Essas mudanças podem nos levar do sentimento de desamparo à sensação de poder, esperança e progresso”, diz Sheryl Connelly, gerente de tendências globais de consumo e futuro da Ford. O relatório mostra que para 89% dos brasileiros é possível treinar o cérebro para pensar diferente. Com relação ao progresso ambiental, 53% dos brasileiros acreditam que vai depender da tecnologia, enquanto 91% apontam a mudança no comportamento humano como o caminho.

Vejam as sete principais tendências apontadas pelo levantamento para 2019:

1) A divisão da tecnologia

Mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo. Mas existe uma divisão entre as pessoas que têm acesso à tecnologia e acreditam que é uma força do bem e as que não têm acesso.

2) Desintoxicação digital

Embora não abram mão de seus aparelhos digitais, cada vez mais pessoas estão conscientes e alarmadas com a dependência desses aparelhos e buscam meios de controlar o tempo que gastam on-line.

3) Recuperando o controle

Em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas.

4) As muitas faces do eu

As mídias sociais desempenham um papel importante na vida dos consumidores e muitos assumem várias personas – desde quem são na vida real a como se retratam on-line – o que acaba impactando no que compram, usam e dirigem, bem como suas escolhas de tecnologia.

5) O trabalho da vida

O modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Por isso, muitas empresas estão inovando a oferta de benefícios, como licenças e oportunidades de enriquecimento intelectual. .

6) Eco-momentum

Mudar hábitos é difícil, mas a maioria dos consumidores concorda que o progresso ambiental depende de mudanças no comportamento humano.

7) Caminho fácil

Mobilidade, hoje, não é simplesmente ir do ponto A ao B, mas o que fazemos com o nosso tempo no meio do caminho. Os americanos gastam mais tempo dentro do carro do que em férias, por isso a capacidade de realizar tarefas durante o caminho pode mudar a experiência de viagem.

 

Print Friendly, PDF & Email

POSTS RELACIONADOS

Programe-se! Uma lista com os melhores eventos de ...
views 5
Novos festivais, conferências e feiras, dos gigantes aos pequenos, estão pipocando pelo mundo todo para atender à crescente demanda por eventos de inovação e tecnologia. Ter uma ideia do que o nosso futuro pode ser e como podemos chegar lá se tornou muito importante diante da aceleração das mudan...
Cinco destaques da CES 2019: as tendências que já ...
views 22
Cidade conhecida por seus cassinos, shows e artistas covers extravagantes e casamentos-relâmpagos, a capital do entretenimento Las Vegas foi, até a última sexta-feira, 11 de janeiro, a capital da tecnologia. O motivo? Mais uma edição anual da Consumer Electronics Show (CES), a mais relevante feira d...
Diversidade, streaming, mais TV e cinema e menos c...
views 37
Nerds, geeks e fãs de cultura pop em geral lotaram a 5ª edição da Comic Con Experience (CCXP), realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro, em São Paulo. Todos ávidos por novidades e celebridades do cinema, TV, quadrinhos, games e afins. Mas o que realmente chamou atenção na CCXP de 2018 foram algumas...
Viagem e turismo: tendências em alta para 2018
views 308
Quais são as maiores tendências de viagem para 2018? Veja nossas previsões atualizadas do que vai estar em alta na indústria de viagens para esse ano. As tendências de viagem do ano passado são as realidades de viagem deste ano. Sendo assim, fica a pergunta: quais serão as tendências que irão dir...
Macrotendências 2019: o futuro do consumo, mercado...
views 1.7k
Em um mundo de mudanças rápidas e contínuas, as previsões de tendências revelam como a sociedade deverá se comportar em um futuro próximo. Uma macrotendência dura ao menos 5 anos e abrange uma ampla variedade de indústrias e segmentos.Os experts da WGSN e London United revelaram seus dossiês comp...

Divulgado no TrendNotes por: Carolina Landi

Jornalista carioca com alma de artista e bailarina nas (poucas) horas vagas. Gosta do pop ao erudito, em todos os sentidos e artes. Acredita em empatia e sincronicidade. Curiosa, quer viver várias vidas nessa existência.

já postou 120 vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *