Diversidade, streaming, mais TV e cinema e menos comics: as tendências da Comic Con Experience 2018

Nerds, geeks e fãs de cultura pop em geral lotaram a 5ª edição da Comic Con Experience (CCXP), realizada entre os dias 6 e 9 de dezembro, em São Paulo. Todos ávidos por novidades e celebridades do cinema, TV, quadrinhos, games e afins. Mas o que realmente chamou atenção na CCXP de 2018 foram algumas tendências emergentes nesse tipo de evento.

Uma das grandes surpresas da CCXP 2018 foi o alvoroço em torno da presença de Rebecca Sugar, autora da animação Steven Universe, o primeiro desenho da Cartoon Network criado exclusivamente por uma mulher. Com grande base de fãs no Brasil, a animação entrou para a história ao se posicionar a favor da diversidade e mostrou um casamento homoafetivo no episódio The Answer, indicado ao Emmy.

Outro destaque que merece atenção da CCXP de 2018 foi a primeira em que a Globo não montou seu estande como Globo, mas como Globoplay. Isso mostra o quanto a maior rede de TV brasileira quer entrar com tudo na guerra das plataformas de streaming, que vêm ganhando cada vez mais força com o público jovem, mais acostumado a ver séries na Netflix do que acompanhar as tradicionais novelas globais.

O serviço de streaming da Globo está investindo alto em produções de séries próprias com linguagem americanizada, como Ilha de Ferro, e na compra de produções internacionais de bastante relevância, como The Handmaid’s Tale (O Conto da Aia).

Ainda nessa esteira, é visível que a CCXP virou mais um canal de divulgação de produções do cinema e da TV do que um local de reunião de fãs de quadrinhos. Estandes de grandes editoras de HQs internacionais e nacionais simplesmente sumiram do evento. Um sintoma claro disso é que até a comic con mais antiga e tradicional do mundo, a de San Diego (EUA), estandes de atrações do cinema e da TV recebem muito mais atenção do grande público do que quadrinistas famosos.

Print Friendly, PDF & Email

POSTS RELACIONADOS

Sete tendências para o mercado e a tecnologia em 2...
views 40
A tecnologia e seus avanços exercem cada vez mais influência sobre a emoção e o comportamento das pessoas. Essa é uma das constatações do Relatório de Tendências da Ford (clique aqui para baixar o relatório, em inglês). Para 2019, o estudo encomendado pela empresa aponta que as pessoas buscarão mais...
“Aquarela” volta a ser tema de comercial da Faber-...
views 41
A Faber-Castell fez uma adaptação da música “Aquarela”, que marcou a história da empresa com o comercial de 1984, para falar sobre a diversidade racial tão típica do Brasil.Depois de 34 anos a canção volta a embalar uma campanha da marca, desta vez mostrando como há diversos tons de pele entre a...
Viagem e turismo: tendências em alta para 2018
views 308
Quais são as maiores tendências de viagem para 2018? Veja nossas previsões atualizadas do que vai estar em alta na indústria de viagens para esse ano. As tendências de viagem do ano passado são as realidades de viagem deste ano. Sendo assim, fica a pergunta: quais serão as tendências que irão dir...
Macrotendências 2019: o futuro do consumo, mercado...
views 1.7k
Em um mundo de mudanças rápidas e contínuas, as previsões de tendências revelam como a sociedade deverá se comportar em um futuro próximo. Uma macrotendência dura ao menos 5 anos e abrange uma ampla variedade de indústrias e segmentos.Os experts da WGSN e London United revelaram seus dossiês comp...
Os novos sentidos da moda carioca
views 761
CenaRIO Criativo apresentou marcas e profissionais que estão fazendo a diferença no Rio   Diversidade, empatia e representatividade. Esses temas poderiam ser abordados em um evento sobre moda? O evento CenáRIO Criativo, que aconteceu no dia 13 de julho no lounge da incubadora Rio Criativo, prov...

Divulgado no TrendNotes por: Carolina Landi

Jornalista carioca com alma de artista e bailarina nas (poucas) horas vagas. Gosta do pop ao erudito, em todos os sentidos e artes. Acredita em empatia e sincronicidade. Curiosa, quer viver várias vidas nessa existência.

já postou 120 vezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *